contos de Maupassant

capa do livro

Estou lendo contos do Guy de Maupassant. Publicado pela Cultrix, em 1987.
Não sei se o livro eu comprei ou ganhei… sei que tem o carimbo do Sebinho. É claro! Difícil encontrar clássicos na livrarias. A maioria só vende os livros que estão na lista dos mais vendidos  :-(

Escolhi o livro à toa, na minha estante. Queria ler coisas curtas, nos onibus ou antes de dormir, e contos são sempre a melhor opção. Foi como tirar na loteria!! Reproduzindo a resenha que está na contracapa, Guy de Maupassant é um mestre no gênero, pela originalidade, pelo poder descritivo, pela agudeza da observação, pela humanidade das suas personagens. Tão bom que quase perco a parada…

Segue um trecho do conto: O albergue.

“Mais tarde, assim que as trevas desceram sobre a montanha, novos terrores o assaltaram. Começou a andar pela cozinha escura, mal-iluminada pela chama da vela, andava de um para o outro lado, com passos largos, atento, desejoso de certificar-se se o grito apavorante da noite anterior não tornaria a romper o silencio morno lá de fora. E o desgraçado sentia-se só como nenhum outro homem jamais estivera! Estava sozinho naquele imenso deserto de neve, sozinho a dois mil metros acima da terra habitada, acima das moradas humanas, acima da vida que se agitava, rumorejava e palpitava, sozinho no céu gelado! Atenazava-o uma vontade louca de fugir para qualquer outro lugar, fosse qual fosse, de atirar-se ao abismo para chegar a Loeche; mas nem sequer ousava abrir a porta, na certeza de que o outro, o morto, lhe interceptaria o passo a fim de também não ficar sozinho naquelas alturas.”

[.]

2 comentários sobre “contos de Maupassant

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s