Esponja de Menger

Sistemas simples comportam-se de maneiras simples.
O comportamento complexo subentende causas complexas.
Sistemas diferentes comportam-se de maneira diferente.

Hoje, tudo isso mudou. Nos 20 anos decorridos desde então, os físicos, matemáticos, biólogos e astrônomos criaram uma serie de idéias alternativas. Sistemas simples dão origem a comportamento complexo. Sistemas complexos dão origem a comportamento simples. E, o que é mais importante, as leis da complexidade têm validade universal, sem levar em conta os detalhes dos átomos constituintes do sistema.

Um número cada vez maior de cientistas compreendeu que o caos oferecia uma nova maneira de tratar dados antigos, esquecidos nas gavetas porque eram demasiado irregulares. Um número cada vez maior compreendia que a compartimentalização da ciência era um obstáculo ao seu trabalho. Um número cada vez maior sentiu a inutilidade de estudar as partes isoladas do todo. Para eles, o caso foi o fim do programa reducionista na ciência.

James Gleick. Caos, pág. 291-292

Leis e conceitos da ciência geralmente são usados como metáforas para comportamentos humanos. Estes seriam mensuráveis, entrópicos  e, sobretudo, ordenados ou passíveis de ordenação. Esta tendência tornou-se quase dogmas com o avanço e os resultados do método científico cartesiano. Políticas, sociologias e psicologias fundamentam-se neste raciocínio linear. Mas em nosso mundo floresce a complexidade. Parte da ciência já reconhece isto. Quando chegará no senso comum?

A esponja de Menger é um forma geométrica de aparência sólida, que tem superfície infinita e, apesar disto, volume zero. Como pode o infinito caber no finito, ou no vazio? Então, é este o significado da vida eterna: ela cabe num segundo.

[.]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s