A vagar pelo espaço

Sci-fi

Logo após Apolo 11 e o pouso na lua, parece mesmo que as colônias espaciais entraram na pauta do dia na NASA. Tais colônias tinham dois objetivos básicos: servir de escape a uma superpopulação humana, que já dava seus sinais na década de 1970; e criar uma primeira geração de viajantes espaciais acostumados a ambientes e gravidade artificiais. Dezenas de gerações depois, as “crianças da gravidade zero”, muito distante daqui em naves estelares, conheceriam a Terra apenas por lendas ou fotografias.😐

De acordo com previsões, no ano 2150 0 número de habitantes nas colônias espaciais seria maior do que na Terra. Nosso planeta estaria preservado como atração turística, uma reserva ambiental e patrimônio histórico dos primórdios da raça humana (confira High Frontier).

De certa forma, as colônias espaciais seriam também  um back-up da humanidade. Caso alguma catástrofe destruisse a civilização humana na Terra, os viajantes espaciais voltariam e repovoariam o planeta. Ou continuariam viagem espaço além, garantido a existência da espécie.

Em 1975 éramos 4 bilhões de pessoas na Terra. Hoje somos em torno de 7 bilhões, e ainda mais consumistas. O sonho das colônias espaciais paradisíacas, igualitárias e otimistas parece estar mais distante. Pelo menos não se fala muito nisto…

Mas… por que não fazemos aqui na Terra, agora, o que se previu para as colônias?? Reciclagem, uso racional dos recursos materiais e do espaço, oportunidade de trabalho e lazer para toda a tripulação, união em torno de objetivos comuns para sobrevivência do grupo. Só por que a Terra não é um artefato humano? Um ambiente tecnológico nos torna melhores e a Natureza nos bestializa? Ou é apenas uma questão de escala? O tamanho do planeta Terra dá a cada um de nós, como pessoas, a sensação de infinitude, do ilimitado? Ou temos, como espécie, uma relação psicótica com a grande Mãe que nos dá vida e nutre? E deus – que “criou tudo em sete dias e viu que era bom” – seria um pai-ausente, responsável pelas nossas burrices? A tecnologia seria uma sublimação disto? Confesso que ainda não entendi porque prever um mundo perfeito em estações orbitais, e não aqui na Terra mesmo…😦

imagem: Retrofuture

 

[.]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s