Árvores e bicicleta

Meu novo divertimento é sair de bicicleta pela cidade descobrindo árvores.

Paineira e seus frutos, em junho

Desde muito cedo sou fascinado por árvores. O que mais me espanta nelas é a vida inteira e intensa na imobilidade. A vida imóvel – ao contrário na nossa ânsia de andar, ir e vir.
Lembro agora que talvez o primeiro poema que escrevi na adolescência foi para duas árvores da fazenda do meu avô. Dois pés de eucalipto, que me lembraram as duas colunas do templo de Khalil Gibran ( O profeta, pág. 14, edição ACIGI, 1981).

Jorge, um amigo do trabalho, me ensinou a identificar algumas espécies. Pau-ferro, pau-de-balsa, cedro, mogno.
O mogno é uma árvore linda! “Na 209 sul tem algumas”, ele disse. Como a ignorância é uma coisa triste… passei por estes mognos anos a fio sem saber. Depois que conheci a árvore, já descobri outros, na 313 Sul, na 104 Sul, na tesoura da 110 norte.🙂

Fruto do pau-rei

Agora estou à procura da sapucaia que tem no eixão norte. Vou saber identificá-la?? De bicicleta posso ir bem perto, tocar as folhas, notar o detalhe dos troncos. De bicicleta a vida vai devagar como árvores crescendo.

OBS.: Livros são feitos de papel que é feito de celulose que é feito pelas árvores. Semana passada, ganhei de presente de aniversário o livro Árvores brasileiras. Agora, quando ando de bicicleta é um perigo de cair ou trombar, pois fico a olhar troncos e folhas e copas. Descobri-me morando em outra cidade!!…

[.]

Um comentário sobre “Árvores e bicicleta

  1. Você não é o único… outro dia, passando pelo parque da cidade, vi justamente um ciclista apreciando e fotografando uma árvore florida.
    Árvores e bicicletas combinam: nada melhor que pedalar à sombra delas!

Deixe uma resposta

