biblioteca de bicicletas

A maioria de nós conhece bibliotecas que emprestam livros. Mas você conhece uma biblioteca que empresta bicicletas? uma bicicleteca**?

Existe, sim, e fica em Londres.

O conceito inovador consiste em uma coleção de bicicletas à disposição para você escolher um modelo e dar uma volta experimental.

Quem precisar de ajuda para escolher, pode pedir  conselhos aos “bibliotecários” especializados em tudo que diz respeito a bicicletas.

Existem sete tipos de bicicletas à escolha:

• dobrável
MiniVelo (bicicleta compacta aro 20 para adultos)
• fixa/single speed
• feminina, com freio contrapedal
• masculina, com freio contrapedal
• cargueira
• elétrica

o que torna mais fácil encontrar um modelo adequado – ou testar aquela bicicleta que você nunca pensou em ter uma!
Uma vez que feita sua escolha, você pode pegar a bicicleta emprestada por alguns dias, pagando uma pequena taxa. Depois disto, se você testou, gostou e decidiu que gostaria de ter a bicicleta  permanentemente, você pode comprá-la diretamente do fabricante, ali mesmo na bicicleteca**.

A biblioteca fica dentro de um daqueles típicos ônibus londrinos de dois andares, que foi convertido e adaptado.

No térreo fica a coleção de bicicletas emprestáveis e uma lojinha com roupas e acessórios. O segundo andar é uma área de estar, com uma coleção de livros (afinal é uma biblioteca!), livros sobre bicicletas, claro.

A ideia “pegue emprestado e se gostar compre” não é nova. Algumas empresas fazem isto, como a Foffa Bikes, por exemplo. Mas é preciso reconhecer o talento criativo de fazer nos moldes de uma biblioteca, e dentro de um ônibus de dois andares!

Vi a notícia no blog London Cyclist.
Com outras informações do Inhabitat.com e do psfk.com 

Mais fotos, como esta:

no blog Help! My chain came off..

.:.
**Uma questão linguística: para usar corretamente os sufixos e prefixos na morfologia das palavras, esta biblioteca de bicicletas deveria se chamar bicicloteca ou bicicleteca = biciclo + teca, bicicle + teca, assim como temos gibiteca, videoteca, mapoteca, etc. Aquelas bicicletas que carregam bibliotecas ambulantes melhor seriam chamadas bibliocicletas. Contudo, bicicloteca já caiu na boca do povo. Desta forma, só fica como opção chamar esta ideia inovadora mostrada aqui de bicicleteca!

[.]

2 comentários em “biblioteca de bicicletas

Deixe um comentário