Arquitetura de bibliotecas

Algumas semanas atrás, a DeutscheWelle publicou uma galeria de fotos mostrando variadas e inusitadas arquiteturas de bibliotecas.

As galerias de fotos ficam na página inicial da DW por um certo tempo. Depois, é possível rever as galerias pelo menu à direita. Mas os links surgem em rodízio, e a galeria de bibliotecas aparece raramente. Semana passada o linque reapareceu, eu pude gravá-lo, de onde copiei algumas fotos e legendas:

Joia da arquitetura
Santa Genoveva em Paris (1850) foi o primeiro edifício construído para ser uma biblioteca, finalidade que tem até hoje. Quebrando as convenções da época, que escondiam a estrutura metálica dos grandes edifícios, o arquiteto Henri Labrouste usou em seu interior colunas e abóbadas de ferro fundido. Os detalhes do teto não só são visíveis, como dominam a estética do espaço.
Formas dinâmicas
O Rolex Learning Center, em Lausanne, projeto dos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, é uma obra-prima da arquitetura contemporânea. Os espaços sinuosos criam ambientes amplos e acolhedores, proporcionando um local ideal de encontro e troca de informações para os estudantes das diversas faculdades.
Paisagem literária
Segundo a ideia dos arquitetos, as curvas no interior do Centro de Informação, Comunicação e Mídia da Universidade Técnica de Cottbus dão a sensação de abertura do edifício em todas as direções. As cores fortes acentuam as estruturas dinâmicas e móveis. Esta biblioteca tem muito pouco em comum com as escuras salas de leitura dos antigos mosteiros.
Livro não perde valor
Com a chegada das publicações em formato digital, muitos pensaram que as bibliotecas perderiam importância. Entretanto, a maioria dos novos e imponentes edifícios projetados por arquitetos contemporâneos famosos demonstram exatamente o contrário. A biblioteca Öchslin em Einsiedeln foi projetada pelo renomado arquiteto suíço Mario Botta.

Veja aqui a galeria completa, com 9 fotos.

[.]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s