uma questão de equilíbrio

É permitido embarcar bicicletas no metrô, em Brasília. Mas raramente faço isto, por falta de necessidade. Para onde preciso ir, no dia-a-dia, é mais fácil, rápido, gostoso e econômico ir de bicicleta mesmo.

Mas ontem, depois que o raio quebrou e o pneu furou, tive que usar o metrô de volta pra casa.

Embarcando no último vagão, na minha frente ia outro biciclista. Ele deixou a bicicleta encostada na barra de apoio que desce do teto e foi sentar numa cadeira por ali perto. A bicicleta ficou sozinha, equilibrada. Pensei: quando o trem andar a bicicleta vai cair.

Das poucas vezes que levei a bicicleta no metrô, senti dificuldade justamente nisto: equilibrar a bicicleta e eu, junto, no movimento de vai-e-vem e balanço do trem.

Não caiu. Nem se mexia. Quando olhei para baixo, vi a solução genial daquele biciclista:

a bicicleta foi colocada numa posição tal, com a barra travada entre o quadro e o pedal, que anulou a tendência (inércia) de cair para frente ou para trás! Ali, imóvel, paradinha, num equilíbrio de forças contrárias, só com uma posição certa do pedal!

Estava meio insatisfeito pelo raio quebrado, mas ter entrado no metrô, aprendi uma ótima solução prática. Da próxima vez que embarcar a bicicleta no vagão, vou fazer igual!!

[.]

– hoje, 29 de fevereiro, ano bissexto –

2 comentários sobre “uma questão de equilíbrio

  1. Ainda não andei no metrô com bicicleta (também prefiro ir pedalando…) mas esse tipo de solução eu já uso para equilibrar a bicicleta nos “bicicletários” como placas de trânsito ou outras barras metálicas pelas ruas…

  2. Boa, Denir! A ressalva fica apenas pela corrente e cadeados que o cara usa, que também podem ser vistos na foto. Além de estragar a pintura do quadro, devem pesar uns 2kg! Um pedaço de mangueira resolveria este problema…
    Ciclo-abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s