Mapas das ciclovias do DF

Em 7 de maio, publiquei alguns mapas de ciclovias que serão construídas na Asa Sul e Asa Norte. Na verdade, de apenas 4 pequenos trechos, com imagens tiradas da página do IABDF. Reveja o post.

Um participante do Comitê de Ciclovias do GDF, fazendo comentários aqui no blog, disse que estava muito desatualizado e que procurasse me informar melhor. Ao mesmo tempo, em reuniões comunitárias, o pessoal do GDF prometeu divulgar o mapa das ciclovias o mais breve possível. Isso já faz algum tempo e só não está pegando muito fogo  porque o IPHAN jogou água na fervura.

[minha opinião pessoal? um programa de obras de ciclovias não é planejamento cicloviário, e reflete uma visão antiquada de cidade e de uso da bicicleta. Minha intenção agora, contudo, não é analisar as ciclovias do GDF, mas simplesmente mostrá-las]

Em 9 de maio, a Sociedade das Bicicletas conseguiu os mapas atualizados das futuras ciclovias, em formato Autocad, e colocou neste endereço público. Contudo, para visualizar os mapas é preciso ou ter o Autocad ou algum visualizador de arquivos .dwg – nem um nem outro são muito amigáveis.

Confiando na promessa de novos tempos, esperei passar o mês de maio todo. Como nada de novo surgiu até agora, converti os arquivos Autocad para PDF e coloquei-os nesta pasta pública.

A conversão para PDF foi feita com os softwares AnyDWG, SolidConverterDWG e VeryPDF Autocad to PDF Converter, em versão free ou trial. Gastei algumas horas de trabalho, principalmente pelo tamanho dos arquivos, mas nada muito excepcional.

Estão disponíveis aqui apenas os mapas gerais. Naquele diretório da Sociedade das Bicicletas pode-se encontrar mapas detalhados, seja de paisagismo, sinalização, entre outros. Alguns mapas estão fatiados trecho a trecho. Embora tenha convertido praticamente todos para PDF, para poder avaliá-los, julguei desnecessário publicar tudo.
Os PDFs dos mapas gerais são nítidos e detalhados o suficiente para termos uma boa noção do que o GDF está propondo. Os arquivos convertidos estão armazenados no GoogleDocs, que tem sua própria ferramenta de visualização de PDF. Mas é limitada.

Para ver as ciclovias em detalhes, faça download de cada PDF e use a ferramenta zoom do Adobe Reader em 600%, 800% e até 1600% para ter uma boa resolução em escala.

São arquivos PDF de tamanho médio, entre 2MB e 7MB. Mas como foram convertidos do Autocad, possuem muitos detalhes, por isto podem demorar para carregar ou dar zoom. Para fazer download, clique em cada imagem mostrada a seguir; depois, quando abrir o visualizador do GoogleDocs, clique em  file no menu superior e depois clique em download. Conforme sua versão do Adobe Reader, em vez de baixar para seu computador, você pode optar por abrir o PDF diretamente.

Ciclovias do Plano Piloto, Lagos Sul e Norte
Ciclovias do Plano Piloto, Lagos Sul e Norte, Cruzeiro e Sudoeste
Ciclovias da Asa Norte, Unb e Eixo Monumental
Ciclovias da Asa Norte, Unb e Eixo Monumental
Ciclovias no Cruzeiro e Sudoeste
Ciclovias no Cruzeiro e Sudoeste
Ciclovias no Guará
Ciclovias no Guará
Ciclovias no Gama
Ciclovias no Gama
Ciclovias no Park Way
Ciclovias no Park Way

O mapa com as ciclovias do Recanto das Emas não consegui converter para PDF.

.:.

Então é isto. Os projetos e trajetos estão todos aí mostrados. Espero que possa contribuir na disseminação das informações. Espero mais ainda: que haja mais discussão, questionamentos, sempre necessários, e traga mais ar fresco para estes projetos que ficaram muito tempo em gavetas.

[.]

20 comentários sobre “Mapas das ciclovias do DF

  1. Muito bom! Faz tempo que tô procurando isso…
    O GDF fica fazendo misterinho sem sentido. Se gastassem com uma boa equipe de internet uns 2% do que gastam com TV, teria informação pra todo mundo.
    Parece que querem é esconder alguma coisa mesmo.
    Mas muito bom mesmo seu blog. Já botei nos favoritos!

  2. Nesses mapas gerais não dá para ver como serão tratadas as áreas de conflito, cruzamentos, etc. São esses detalhes que precisamos ver agora, acessando os mapas detalhados, de paisagismo, sinalização, etc. Há muitos questionamentos a respeito disso.

    abs

  3. Parabéns pela análise. Quero somente comentar que para uma cidade de vias rápidas e com essa quantidade de carros, partilhar as vias com automóveis e usar ciclo faixas não deve ser recomendado, salvo raras exceções. A solução é mesmo a ciclovia. Sobre as ciclovias da Asa Norte, onde moro e pedalo para o trabalho, é claro que seria melhor ativar as calçadas já existentes ao invés de construir essas novas ao lado. Mas o mais preocupante é que elas atravessam as quadras comerciais na saída dos balões (ciclovia da L1) e nas saídas da L2 (ciclovia da L2). Isso vai gerar muitos atropelamentos, ou como já disseram aqui, ninguém vai usar. Minha sugestão seria a de a ciclovia ao chegar numa comercial, passar por traz dos blocos e atravessar no semáforo de pedestres (delimitando faixas para bicicletas e para pedestres). Tenho andado pelos canteiros dos eixinhos, e me parece muito bom, pois não tem interrupções. Estando no eixinho de cima, atravessar a via sentido final da asa é super tranquilo, pois não há movimento (claro que poderiam ser colocadas faixas na altura das passarelas (seriam as saídas da ciclovia, emendando com as passarelas). Precisa desenhar?
    Estou querendo participar dos debates também, como fazer?
    daniel.mascia@gmail.com

    1. Também estou preocupado com esses cruzamentos com os balões e nas saídas da L2. Mas acho que subir até a passagem da comercial também não daria certo, pois a maioria ia ficar com preguiça de subir e ia passar ali mesmo. Não sei qual a solução. Acho que o GDF vai ter que inovar e inventar a “faixa de ciclista”, similar às “faixas de pedestre”.

    2. Oi Daniel,
      desculpe a demora em responder. Vou passar seu email para uma pessoa que está precisando de ajuda com este assunto.
      Sds
      Denir

  4. Meus parabéns pelo espírito público na conversão para pdf e divulgação das ciclovias. Por favor, sabe se já existe o projeto de ciclovia para Águas Claras?

    1. Paulo Marcos,
      pelo que consegui obter de informação, parece que andaram falando de ciclovias em Águas Claras. Mas por enquanto não há nem mapas nem projetos.

  5. Amigo, parabens pelas conversoes e pela preocupaçao em divulgar noticias de interesse publico, mas que nao tem valor perante os administradores. So quem pedala e que sabe a importancia dessas informaçoes. Agora uma pergunta, so recem chegado aqui portanto ainda nao conheço muito bem, e possivel eu ir pedalando em dias uteis de aguas claras para o setor de clubes depois da ponte jk?

  6. Cara, você sabe qual a projeção cartográfica e o datum usados no projeto? Posso ajudar a gerar um KML e mais pessoas poderão visualizar os traçados no Google Earth. Ficaria até mais leve, pois só seria o traçado. Já baixei os DWGs, mas preciso da projeção usada (sicad, utm) e o datum (sad69, sirgas2000, wgs84).

    Abraço

    1. Infelizmente não sei. Mas quem me passou os mapas originais em CAD deve saber. Se encontrar resposta, volto para escrever aqui.

  7. Cronograma de Obras nem pensar né? Esse do Cruzeiro e Sudoeste deve estar com uns 40% concluídos, se tanto, e as obras pararam há muito tempo.

  8. Ola, sou formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo na Unb e estou procurando já ha algum tempo esses mapas de ciclovias para incluir no meu projeto final (circuito cicloviário na orla do lago paranoá). A pasta que você linkou com os mapas em dwg está vazia. Você ainda teria esses mapas dwg salvos no seu computador para me passar por email? Atenciosamente, Louise.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s