Hobsbawm e a Bicicleta na Via

Se a mobilidade física é condição essencial da liberdade, a bicicleta talvez tenha sido o instrumento singular mais importante, desde Gutenberg, para atingir o que Marx chamou de plena realização das possibilidades de ser humano, e o único sem desvantagens óbvias.

 

Os ciclistas se deslocam à velocidade das reações humanas e não estão isolados da luz, do ar, dos sons e aromas naturais por trás de pára-brisas de vidro

Estas frases são de Eric Hobsbawm, que morreu esta semana.
As citações estão inseridas num parágrafo às págs. 107-108 do livro Tempos interessantes: uma vida no século XX, publicado pela Cia. das Letras.

Hobsbawm, que decifrou como ninguém o tempo que vivemos, mostra sua brilhante lucidez nestas poucas palavras.

É um texto curto e denso, mas pouco lembrado.

Aliás, por falar em pouco lembrado, o texto foi citado primeiramente na web brasileira pelo Sergio Tourino, do Bicicleta na Via, lá em 2004 (veja o post). Depois disto alguns blogues e pessoas copiaram e reproduziram a citação, sem indicar a fonte inicial (que coisa feia…).

Na mesma semana que perdemos o maior historiador do século XX, acabo de receber notícia de que o Bicicleta Na Via está de casa nova aqui no WordPress. Gostei da novidade, particularmente acho WordPress muito melhor do que Multiply!!
Todo o arquivo de noticias, inclusive o parágrafo do Hobsbawm, foi importado, o que é muito bom, pois o BNV foi movimento pioneiro aqui em Brasília, embora esteja longe das mídias e dos holofotes. Mas não é assim que a história é escrita muitas vezes?

Salve Hobsbawm e salve a Bicicleta na Via!

[.]

2 comentários sobre “Hobsbawm e a Bicicleta na Via

  1. Na segunda-feira li um trecho do livro dele e quando comentei a respeito da sua obra fui informada da sua morte…grande perda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s