Livro digital dará fim às livrarias?

Estou acompanhando as notícias sobre a Feira do Livro de Frankfurt, que está acontecendo nestes dias 10 a 14 de outubro. O tema este ano é o livro digital.

Uma boa fonte é a Deutsche Welle, que traz informações direto da fonte e tem interesse em divulgar este mega evento alemão. Cito um trecho de notícia publicada dia 9.10.2012:

Muitas editoras veem sua existência ameaçada. Por um lado, o livro digital aparece como concorrente para os livros impressos. Por outro, cada vez mais autores publicam seus textos na internet.

Sem dúvida, o setor está diante de uma grande mudança. As opiniões divergem, porém, sobre para onde ele caminha. Algumas constantes parecem relativamente seguras. O número de livrarias diminuirá na Alemanha. A Amazon e outros sites continuarão a crescer. O segmento de livros de bolso está seriamente ameaçado. Livros eletrônicos, sob qualquer forma, terão uma maior participação no mercado.

A versão em inglês da mesma notícia vai ainda mais além:

Warehouses filled with printed, literary treasures could become a thing of the past.

Como assim? As grandes livrarias repletas de tesouros impressos podem se tornar coisa do passado? Espero morrer antes de ver isto. Não saberia viver sem livros de papel, tenha traços de DNA de traça.

Por outro lado, tomei um susto quando li isto: “Muitos especialistas já preveem o fim de aparelhos como o Kindle, da Amazon, e o eReader, da Sony. Tablets e smartphones ganham a preferência dos usuários.” O fim do Kindle, que (quase) se tornou sinônimo de e-book? Nem pouco anunciam a morte dos livros em papel, e já falam do fim dos e-books? Em que mundo estamos?? Fahrenheit 451?😉

Ainda como curiosidade, vale a pena comparar o que os alemães estão lendo hoje, nesta notícia (em inglês). Lá, como aqui, E. L. James está no topo da lista. E livros de culinária. Comer, comer, é o melhor para se ler!🙂

Clique para ver um vídeo que fala sobre o futuro do livro digital. Sim, algumas coisas são bem interessantes, como “livros” didáticos em 3D para explicar biologia, química, etc. Tal tecnologia de imersão faz sentido. Espero que no futuro tenhamos algo mais equilibrado, que saiba preservar as vantagens de um e outro suporte, do que aquela previsão sombria que decreta o fim do livro de papel.

E se você chegou até aqui meio sem saber o que é a Feira de Frankfurt, saiba que é a principal feira do livro do mundo, como explica outra reportagem da DW, da qual retiro uns parágrafos:

Desde o tempo de Gutenberg, Frankfurt é considerada a capital europeia do livro. Mesmo assim, por razões políticas, a feira do livro, que tradicionalmente ocorria nessa cidade, foi transferida para Leipzig, no leste do país, no século 18.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a divisão da Alemanha, em 1949 Frankfurt voltou a ser instituída como sede do grande evento cultural.

Assim como os demais setores econômicos, a indústria editorial enfrentava grandes dificuldades nos primeiros anos depois da guerra. Todo o país estava sendo reconstruído e, com isso, o poder aquisitivo era bastante restrito. Justamente por dispor de pouco dinheiro, o consumidor preferia gastar em alimentos e vestuário.

Mesmo com todas as dificuldades, a primeira feira, realizada na Igreja de São Paulo (Paulskirche), teve mais de 200 expositores, já com representantes internacionais. Ela durou seis dias e recebeu cerca de 15 mil visitantes.

Na sua quinta edição, em 1953, o número de participantes estrangeiros já era maior que o de alemães, consagrando a Feira do Livro de Frankfurt como ponto de encontro da literatura mundial. Ao mesmo tempo em que cresce sua importância econômica, ela não quer ser apenas uma exposição de livros, e sim plataforma de discussão cultural, oferecendo uma série de atividades paralelas.

[.]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s