Steve Jobs, a bicicleta e o fim do mundo

jobs_quote

Esta citação eu vi na Revista Conhecimento Prático Literatura (número 43, pág. 31). Veio em destaque numa resenha do livro:

jobs_book

A frase é antiga, da década de 80. Pode ser ouvida neste vídeo, fragmento de uma entrevista do Steve Jobs. A citação completa é assim:

I read a study that measured the efficiency of locomotion for various species on the planet. The condor used the least energy to move a kilometer. Humans came in with a rather unimpressive showing about a third of the way down the list….That didn’t look so good, but then someone at Scientific American had the insight to test the efficiency of locomotion for a man on a bicycle and a man on a bicycle blew the condor away. That’s what a computer is to me: the computer is the most remarkable tool that we’ve ever come up with. It’s the equivalent of a bicycle for our minds.

Em tradução rápida:

Li um estudo que mediu a eficiência de locomoção para várias espécies do planeta. O condor é o que menos usa energia para se locomover um quilômetro. Os humanos ficaram numa posição bem inexpressiva na terça parte final da lista …. Isso não parece muito bom, mas então alguém na Scientific American teve o discernimento para testar a eficiência de locomoção de um homem em uma bicicleta e um homem na bicicleta ultrapassou o condor com ampla margem. Isso é o que um computador é para mim: o computador é a ferramenta mais incrível que já inventamos.  É  equivalente a uma bicicleta para nossas mentes.

[talvez o Steve Jobs estivesse falando de Stuart S. Wilson, que publicou em 1973 um estudo comparativo sobre eficiência de energia]

Muito interessante é – como sempre – a visão antecipadora do Jobs, e mais ainda é encontrar a citação entre um artigo sobre Oswald de Andrade e outro sobre a ideologia portuguesa nos Lusíadas de Luis de Camões.

A frase é fenomenal. Possibilita várias leituras.

Equipara o computador à bicicleta e a bicicleta ao computador. Se o computador mudou o mundo de cabeça pra baixo, a bicicleta também fez e faz isto, tanto individualmente, a partir do momento que você decide incluí-la na sua rotina, como comunitariamente, subvertendo preconceitos e políticas públicas viciadas.

O computador criou um mundo novo que está apenas começando. Para onde nos levará a informática e a informatização?
A bicicleta também está criando um novo mundo. Embora seja invenção do século XIX, estamos vivendo a revolução da Bicicleta 2.0. Para onde nos levará a bicicleta?

Tudo isto é somente o fim de um mundo e o começo do outro.

Por falar em fim de mundo, os maias não eram cristãos, então o fim do mundo, para eles, não é o Apocalipse. A cultura e a religião maia passavam longe do escatológico cristão. Toda esta fuzarca – blargh – sobre fim do mundo hoje, ou no ano 2000, ou em 2022, só pode acontecer num mundo cristão. É mais uma profanação do Sagrado – entre tantas outras feitas ao longo destes 2000 anos.

Para outras religiões e culturas, o fim de uma coisa é o começo de outra, o Eterno Retorno. Não existe um “destino final” à espera da raça humana, um messias à nossa espera, o profetizado, profecias.

Assim, estamos mesmo vivendo o fim. Não o fim DO mundo, mas o fim DE UM mundo, um mundo de crenças e convicções e crendices –  elas sim, quase nos levam à beira do precipício, e se não forem barradas, levarão não ao fim do planeta, mas ao fim do mundo humano.

O computador e a bicicleta são dois fortíssimos agentes que estão enterrando o “velho” mundo e criando outro. Um outro. Dia após dia o velho mundo vai-se acabando e só não vê quem não quer ver. Só não participa quem não quer. Ou quem tem medo. Ou quem prefere viver no século passado, eras passadas. Que coisa é essa que não cabe mais nas nossas vidas, mas que insistimos em buscar soluções para ela?
O antiquado já era! máquina de datilografia, fax, fita cassete, automóvel para uso urbano.

Eu participo da destruição deste velho mundo todo dia. Que venha logo seu fim!

Um comentário sobre “Steve Jobs, a bicicleta e o fim do mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s