Fim de um ciclo

Amanhã, 21 de dezembro de 2013, às 17h11, ocorre o Solstício de Verão.

No Hemisfério Sul, é o dia mais longo do ano, por isto o dia de mais luz. Atingindo o ponto máximo do movimento aparente no céu, a data tem sido celebrada deste quando o homem começou a olhar para as estrelas.

No Hemisfério Norte é simétrico, ocorre o Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. As religiões aproveitaram-se disto e criaram toda uma simbologia, e rituais, e celebrações, em cima do evento astronômico, e o solstício marca o dia em que “a humanidade se afasta da escuridão em direção a dias mais cheios de luz” [obviamente, até mesmo por conta das decorações dos xópins, você viu nisto uma ligação direta com o Natal, cujo nascimento de um menino supostamente traria mais luz para a humanidade].

Estamos abaixo do Equador e, usando dos mesmos mitologemas, vamos sair da grande luz em rumo à escuridão dos dias cada vez menores, até chegarmos à Noite Absoluta, em 21 de junho. Estaremos em plena Copa do Mundo e serão, sim, dias tenebrosos, assombrosos e irritantes.😦

Ainda bem que o planeta Terra gira e gira e os dias passam e tudo passa.

Além de ser o Solstício de Verão, hoje a lua cheia está no apogeu, distância máxima da Terra. Depois ela se aproxima e depois se afasta, influenciando marés, menstruações e sonhos, pesadelos. Sempre em ciclos.

Nesta conjunção de energias cósmicas e cíclicas, deixo aqui registrado, na imagem abaixo, a “cara deste blog” desde sua criação até hoje. E acabou, chegamos no fim do ciclo, que é começo de outro. Amanhã, às 18h, teremos um visual novo.

visual_antigo_INove

Até lá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s