Bicicletas de arame: galimotos da África

Galimotos são brinquedos artesanais de algumas regiões da África. São feitos de tudo que possa estar à mão, desde sabugo de milho a latas e arames. Veja!
A palavra galimoto significa “veículo” em Chichewa, língua nacional do Malawi (faixa oriental da África, perto da Tanzânia e Moçambique).
Em geral, as crianças fazem carros, caminhões, aviões.
E bicicletas!!

galimoto, bicicleta, bicycle, wire, toy
Um menino de Moçambique com seu galimoto

Além dos limites da África, a palavra galimoto está sendo muito usada como sinônimo de bicicleta de brinquedo feita de arame. Por causa do sucesso do livro Galimoto, de Karen Lynn Williams, que ganhou boas recomendações do Publishers Weekly e do New York Times Book Review.

galimoto_capa

capa (acima) e folha de rosto (abaixo):Galimoto_Karen_Lynn_Williams
Lojas de artesanatos e arte étnica, nos EUA e Europa, também ajudam nesta tendência. Se você procurar na internet, aparece em destaque estas bicicletinhas vendidas na rede Ten Thousand Villages


A loja One World Fair Trade têm à venda:

E na galeria da Plowshare Center:

São lojas que participam do movimento Fair Trade ou Comércio Justo, que surgiu na Holanda e, entre outras coisas, “procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. Sua missão é promover a equidade social, a proteção do ambiente e a segurança econômica através do comércio e da promoção de campanhas de conscientização”.
Holanda, país que dá exemplo ao mundo no uso de bicicleta, em busca igualmente de cidades mais justas e um trânsito justo, ético [fico me perguntando: por que alguns países pensam nisto e outros não??]. E aqui a gente volta ao início.

Os galimotos são usados em eventos de sensibilização de crianças e famílias, pela Wonderaddo, em Pittsburgh, proporcionando contato local com manifestações da cultura mundial.

Na África e em todo lugar, as bicicletinhas surpreendem e encantam por sua graça e simplicidade – que decorrem da engenhosidade e criatividade de construí-las!

[.]

 

Um comentário sobre “Bicicletas de arame: galimotos da África

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s