Alemanha tetracampeã!!

Acabou!!!! a CopaFIFA acabou!! Estou aliviado como quem sai do proctologista.
Com um sentimento de liberdade, escapando da gaiola de gritos e bandeiras.

Ontem, passeando no Facebook, vi alguém postando os “motivos para torcer para a Alemanha”. Achei aquilo curioso, pois torço para a Alemanha desde 1966 – nas copas anteriores eu não havia nascido😛.

Não que eu assista jogos ou participe de bolões ou acompanhe notícias de futebol. Para mim, basta saber o resultado final. Quanto maior o placar, melhor.

Mas os “motivos para torcer para a Alemanha” chamaram minha atenção. E foi ontem que fiquei sabendo que os alemães ganharam também o título de time mais simpático (campeões!), conquistando os moradores da vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, Bahia.

Soube também que a seleção alemão trouxe bicicletas para usar no treino físico, como já faziam na Europa. A distância entre o local de treino e o hotel era pouca e os jogadores quiseram usar a bicicleta como meio de transporte (bicampeões!!), mas foram proibidos pela polícia, por questões de segurança.

[…Proibir andar de bicicleta por questões de segurança? Por que eu lembrei imediatamente das políticas cicloviárias brasileiras, da imprensa, das propagandas e dos cicloativistas que “defendem” a bicicleta com argumentos de “segurança”?? Resultado: cada vez menos bicicletas nas ruas, como pude comprovar em Montes Claros e Taiobeiras, cidades do interior de Minas – onde fui passar uns dias de férias para presenciar a sombra da morte sobre minha família – cidades que tinham muita bicicleta nas ruas e, a cada ano, este número reduz drasticamente…]

Não quero descer a esse inferno.

Voltemos: a seleção alemã usa a bicicleta como parte do treino físico (tricampeões!!). Como mostra esta notícia, a foto que abre este post e esta:


Mais uma lição que fica para times cheios de “talentos” e empafia.

Aquelas bicicletas trazidas pela seleção alemã foram doadas para uma escola de Santo André. TETRACAMPEÕES!!!

Foto de Ricardo Palmeira - Ag. A Tarde

Segundo notícia desta página, a escola pretende leiloar as bicicletas para angariar verbas. [Será que o leilão vai acontecer via internet, pra eu poder participar??]
Somando isto às doações para os índios, às outras doações para creche e escola: TETRACAMPEÕES!!!
Embora o futebol não tenha tanta importância pra mim, não é uma religião, nem uma boia-salva-país, como é bom estar do lado do time certo, quando tudo dá certo, por merecimento, compromisso, planejamento e espírito coletivo.

Weltmeister!!!


Ficou apenas uma mancha: o local onde a seleção alemão ficou hospedada foi construído numa área de proteção ambiental. Gol contra!

[.]

 

 

2 comentários sobre “Alemanha tetracampeã!!

  1. Endosso a maioria de seus elogios, mas é necessário mencionar outra pisada na bola da seleção alemã: eles fizeram e publicaram na internet um vídeo (muito bem produzido, por sinal) saudando a presença deles no Brasil, num clima de total alto astral. Não solicitaram, porém, a autorização do autor (Caetano Veloso) para a utilização da música “A Luz de Tieta” como trilha sonora do vídeo.

    Para mim, fica patente, nesse caso, a pouca consideração com o profissionalismo na música brasileira, pois usar uma canção sem autorização do autor é algo impensável na Alemanha.

    Sempre há espaço para evoluir.

  2. Denir, pelo que li, uma condicionante para a construção do CT, acordada com o poder público, foi o replantio de todas as árvores cortadas, como compensação. Ainda teve a doação de 30 mil euros para a aldeia pataxó de Cabrália, para a compra de uma ambulância (ou um carro para ajudar no atendimento médico da aldeia), o compromisso com a reforma do campo de futebol de Santo André, e a visibilidade dada para Cabrália, que espera ter um melhor fluxo de turismo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s