A bicicleta do meu avô

Hoje, 2/2/12, faz 2 meses que meu avô completou 100 anos. Já teve cerimônia oficial para ele, festa, festança e até foi notícia nacional.
Ele e minha vó, também centenária, 80 anos de casados.

O que mais me lembro do meu avô, quando paro para trazer imagens da infância, é ele dando cordas num relógio de pêndulo na parede. Fiz até um poema sobre isto.

Mas inconscientemente o que mais ficou gravado com certeza foi a paixão por bicicletas. No vídeo do Fantástico está a prova: foi ele o pioneiro na cidade, o primeiro que levou bicicleta. Ele, no dia a dia, vai e vem sempre de bicicleta, para nós crianças era exemplo e rotina.

Lembro da bicicleta Philips, pesadíssima, com um selim de couro com franjas, e uma placa ovalada azul escuro com letras e números brancos. Agora me recordo: conseguir a chave da dispensa e obter autorização para pedalar era um prêmio inigualável!

Quando pergunto pra ele o que fez da bicicleta antiga, ele tenta se recordar: “vendi prum conhecido”. Quase silêncios  de uma paixão terminada. Eu desconverso, e voltamos a falar da outra bicicleta dele – aponta os consertos que precisa -, da minha, de viagens e tombos.

[.]

5 comentários em “A bicicleta do meu avô

  1. Muito bom Denir! Parabéns pelas postagens. Sempre acompanho e gosto muito.
    Vi a reportagem sobre seu avô e li a respeito também. Fiquei bem feliz e emocionado.
    Abraço.
    Fábio (FES)

  2. Olá amigo, parabéns pelo blog! Legal esta matéria sobre o seu avô. Também sou ligado em bicicletas, de todos os tipos e modelos, porém na minha humilde coleção tenho mais bicicletas nacionais da década de 60, 70, 80. Modelos como este do seu avô, bonita bicicleta, aliás qual é mesmo a marca/modelo dela, parece ser uma Monark?

    Um Abraço,
    Jadir

    jadirkersting@yahoo.com.br

    1. Olá Jadir,
      não sou bom em identificar modelos de bicicletas antigas. Meu avô diz que é uma bicicleta Philips.

Deixe um comentário